A PITÚ, que há 85 anos fabrica uma das cachaças mais consumidas do Brasil e que também é líder em exportação do produto, foi certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como uma “Marca de Alto Renome”. Para alcançar esse status, a indústria comprovou três critérios definidos pelo instituto, sendo eles o reconhecimento da marca por ampla parcela do público brasileiro; a qualidade, a reputação e o prestígio associado à marca e aos produtos; e o grau de distintividade e exclusividade da cachaça no mercado.
O reconhecimento da marca PITÚ, assim como a notoriedade, a qualidade, a reputação e o prestígio, foram comprovados por pesquisas de mercado realizadas pelo Instituto DataFolha. Os dados mostram que a maioria dos entrevistados concorda com todos os atributos: tradição, solidez, boa reputação, prestígio, confiança e qualidade da marca. Também foram apresentadas diversas premiações recebidas ao longo dos anos em concursos nacionais e internacionais.
Na prática, a proteção em todos os ramos de atividade conferida pelo Alto Renome visa impedir tentativas de apropriação da marca por terceiros. Algumas das marcas consideradas mais valiosas do mundo, tais como COCA-COLA, TWITTER, GOOGLE, FACEBOOK, NIKE, ROLEX, VISA e BMW, possuem o Alto Renome reconhecido pelo INPI. Dentre as brasileiras, podemos citar como exemplo PETROBRAS, VIVO, ITAÚ e NATURA.
Com a decisão, a proteção da marca PITÚ se estende a todos os ramos de atividade e não apenas a bebidas alcoólicas.